sexta-feira, 19 de junho de 2015

Você tem medo da ressonância? Conheça a cromoterapia!

A cromoterapia considera que todas as cores exercem diferentes efeitos sobre nossa saúde, psique e bem-estar. A universidade alemã de Munique, Ludwig-Maximilians, fez um teste envolvendo dezenas de pessoas, expondo-as a formas geométricas com cores específicas e formulando perguntas. Com base nas respostas, foi possível dizer, por exemplo, que a cor verde e a cor laranja estimulam a criatividade. Já o azul deixa as pessoas mais confortáveis e à vontade. A cor também pode ser usada pelo efeito calmante e relaxante, que pode até apaziguar a frequência cardíaca.
Sabe-se que muitas pessoas claustrofóbicas que têm medo de ambientes fechados, ficam tensas e preocupadas na hora de fazer um exame do tipo da ressonância magnética, mesmo que o aparelho seja aberto.

Com base nesse e em outros estudos, clínicas de diagnóstico estão usando o artifício para deixar seus pacientes mais calmos e serenos, na hora de realizar determinados exames. A ferramenta baseia-se na utilização de fibras óticas que mudam de cor durante o exame de ressonância. Este processo tem o objetivo de proporcionar conforto e relaxamento ao paciente. Pensando no conforto e bem-estar dos pacientes, a MedscanLagos também está fazendo uso da técnica. 

Um comentário:

  1. Acredito também que um profissional que tenha empatia pelo paciente, um profissional humano , calmo, sereno ,pode ajudar nesse momento. Mas infelizmente isso não acontece.

    ResponderExcluir