terça-feira, 9 de junho de 2015

O que é osteoporose?

A osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. A maioria dos pacientes é do sexo feminino. A doença afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa. Nelas, a fragilidade dos ossos é causada, dentre outras causas, pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio. É uma causa comum de fraturas em idosos. Os principais fatores de risco de desenvolvimento dessa doença são:
- histórico familiar de osteoporose;
- vida sedentária;
- baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D;
- fumo ou bebida em excesso;
- doenças de base como artrite reumatoide, diabetes, leucemia e linfoma.
Sintomas e Diagnóstico
Além das fraturar nos ossos, a perda de massa óssea pode provocar os seguintes sintomas:
- dor crônica;
- deformidades;
- perda de qualidade de vida e/ou desenvolvimento de outras doenças;
O exame de referência para o diagnóstico da osteoporose é a densitometria óssea. A medida da massa óssea permite determinar o risco da paciente vir a ter fraturas, auxiliando a identificação da necessidade de tratamento. Também possibilita avaliar as mudanças na massa óssea com o tempo. O diagnóstico da osteoporose é realizado por meio da avaliação dos antecedentes pessoais da paciente, da avaliação da densidade da coluna lombar e do fêmur proximal, colo femoral e/ou fêmur total e antebraço, segundo os critérios propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A prevenção da osteoporose é feita adotando-se hábitos saudáveis ao longo da vida. É preciso redobrar a atenção após a menopausa, já que a queda dos níveis do hormônio estrogênio acelera o processo de perda da densidade óssea, demandando maiores cuidados para prevenir a doença. Acredita-se que cerca de um terço das mulheres brasileiras na pós-menopausa desenvolvem a osteoporose. Apesar disso, 80% das mulheres em idade adulta no nosso país desconhecem a relação entre a menopausa e o aumento dos índices dessa doença, que pode causar fraturas e diminuir muito a qualidade de vida da paciente.
Como a osteoporose é frequentemente diagnosticada somente após a instalação da doença, considera-se que uma das melhores estratégias sejam as medidas preventivas que retardam ou evitam o desenvolvimento da doença. 
Dessa forma, é preciso estar informado. Um dos elementos fundamentais para garantir a saúde dos ossos é a prática regular de atividade física desde cedo, o que permite alcançar o pico de massa óssea. Exercícios como caminhada, atividades aeróbicas e também com carga contribuem para aumentar um pouco esse índice, que se mantém com a continuidade das atividades.

Tomar sol também é parte importante no processo de prevenção da doença. Os raios solares são necessários para a produção de vitamina D, substância fundamental na manutenção de um esqueleto saudável. A exposição à luz solar nos horários adequados – pela manhã e ao final da tarde – pode fazer a diferença na produção da vitamina, que também pode ser encontrada em alguns alimentos e suplementos vitamínicos. 
Fonte: Gineco | Saúde Feminina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário