segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A influência da poluição na sua saúde

Os malefícios do ar são perceptíveis desde a ardência e desconforto da garganta e mucosas até o agravamento de doenças como a asma brônquica e o enfisema pulmonar.

A poluição contribui para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e pulmonares. Seu efeito se assemelha ao do cigarro, sendo percebido após décadas de exposição.

Pesquisas indicam que os riscos de câncer em indivíduos que vivem muito tempo em grandes centros urbanos aumentam consideravelmente.

Confira abaixo algumas perguntas e respostas frequentes sobre o assunto:

Quais são os poluentes mais nocivos?
Os combustíveis à base de petróleo e que são emitidos pelos veículos diariamente são os poluentes mais agressivos. Eles geram substâncias altamente tóxicas que, ao serem inaladas, provocam alterações que vão desde uma simples irritação nos olhos ou nariz até o aumento das chances de cardiopatias e câncer.

Outros poluentes são os metais presentes em partículas microscópicas na atmosfera e que são facilmente inalados. Eles se concentram em áreas de tráfego intenso e podem provocar cardiopatias, além de mal de Alzheimer, Parkinson e distúrbio de ansiedade. Estudos constataram alterações cerebrais em camundongos que respiraram essas substâncias.

Qual o limite de tolerância do ser humano?
A tolerância à poluição depende de cada pessoa, uma vez que todos nós somos dotados de características pessoais e genéticas próprias. Asmáticos ou pessoas debilitadas por doenças sérias, por exemplo, sentem mais os efeitos da poluição do que pessoas saudáveis.

A poluição diminui a expectativa de vida?
Sim, embora também devam ser considerados fatores genéticos, hereditários e hábitos de vida individuais. Esse número é resultado de vários estudos conduzidos pelo Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo (USP) sobre os efeitos da poluição na saúde.

Um dos trabalhos mais recentes analisou mudanças no organismo de ratos expostos diariamente ao ar da cidade de São Paulo, distribuídos em vários pontos estratégicos da metrópole. Esses animais desenvolveram doenças respiratórias como asma e rinite, tiveram seu sistema imunológico fragilizado e aumentaram os riscos de problemas graves, como cardiopatias e câncer.

Áreas arborizadas são capazes de controlar os efeitos da poluição?
As árvores purificam o ar, funcionando como filtros, mas também sofrem com a poluição. 

Os efeitos desse estrago são o desfolhamento, principalmente dos galhos voltados para o trânsito, a perda da cor das folhas, que ficam opacas e escuras e o desaparecimento dos líquens que ficam nos troncos. Esses sinais servem como medidores da qualidade do ar.

-
FONTE: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário